Temas e disciplinas relacionados com o curso profissional.

A disciplina de Eletrónica Fundamental integra a componente de formação técnica, tecnológica e prática dos cursos profissionais, de forma a garantir aos jovens a aprendizagem de conceitos e técnicas elementares de eletrotecnia e eletrónica, indispensáveis ao sucesso pessoal e profissional nesta área. A disciplina de Eletrónica Fundamental fará a abordagem das regras, das técnicas e das metodologias de realização, aliada ao estudo dos materiais e dos componentes. Aqui se procurará ligar a aprendizagem da tecnologia aos contextos da sua aplicação. Esta disciplina visa o desenvolvimento de um conjunto de saberes e competências para o exercício de atividades no campo da eletrónica em geral, e especificamente relacionadas com a montagem, manutenção e reparação do hardware de diferentes tipos de equipamentos relacionados com a informática. Os temas da tecnologia dos materiais, dos componentes e da aparelhagem elétrica e eletrónica, em vez de serem abordados numa disciplina teórica, serão tratados de forma relacionada com a sua aplicação e, portanto, no laboratório, evitando-se assim repetições e abordagens desencontradas e, sobretudo, fastidiosas e desligadas da prática. O tratamento destes temas numa disciplina prática não deve impedir, porém, que o mesmo seja feito de forma sistematizada., de forma a transmitir aos alunos os conhecimentos necessários à compreensão dos elementos fundamentais da eletrotecnia e da eletrónica e a desenvolver capacidades de análise, projecto e execução de circuitos eletrónicos de baixa complexidade. Esta disciplina proporcionará também o domínio da utilização do computador, em aplicações específicas, nomeadamente no desenho e no projeto de circuitos elétricos e eletrónicos. 

 Assim, a disciplina de Eletrónica Fundamental tem como finalidades: 

  • Fomentar o interesse pela pesquisa, pela descoberta e pela inovação, face aos desafios da sociedade do conhecimento; 
  • Promover as práticas de diagnóstico e a correção de falhas no funcionamento de equipamentos elétricos e eletrónicos utilizados em sistema informáticos; 
  • Desenvolver competências na identificação e compreensão do funcionamento e na relação entre os componentes elétricos e eletrónicos utilizados pelos equipamentos informáticos;  
  • Promover as práticas de reparação de equipamentos elétricos e eletrónicos utilizados pelos equipamentos informáticos;  
  • Promover as práticas inerentes às normas de segurança de utilização e reparação de equipamentos elétricos e eletrónicos.

A disciplina de Sistemas Digitais e Arquitetura de Computadores (SDAC) integra a componente de formação técnica deste curso, surgindo no plano curricular com o intuito de abordar um conjunto de tecnologias e técnicas na área dos sistemas digitais, como base de suporte à aprendizagem e aplicação de práticas necessárias à gestão de equipamentos informáticos.
Além disso, permite efetuar uma análise das principais evoluções e capacidades ao nível das arquiteturas dos computadores e microprocessadores e um desenvolvimento de raciocínios lógicos e procedimentais, no sentido de estruturar um conjunto de competências necessárias à execução das funções exigidas a um Técnico desta área de formação.


Assim, a disciplina tem como finalidades:

  • Fomentar a disponibilidade para uma aprendizagem ao longo da vida como condição necessária à adaptação a novas situações e à capacidade de resolver problemas no contexto da sociedade do conhecimento;
  • Promover a autonomia, a criatividade, a responsabilidade, bem como a capacidade para trabalhar em equipa;
  • Fomentar o interesse pela pesquisa, pela descoberta e pela inovação, face aos desafios da sociedade do conhecimento;
  • Desenvolver conhecimentos ao nível das arquitecturas de computadores;
  • Desenvolver competências na identificação e compreensão do funcionamento e na relação entre os componentes dos computadores e os seus periféricos.

A disciplina de Instalação e Manutenção de Equipamentos Informáticos, vulgarmente designada por IMEI, integra a componente de formação técnica, tecnológica e prática dos cursos profissionais, de forma a garantir aos jovens a aprendizagem de técnicas de manutenção e reparação de equipamentos informáticos, indispensáveis ao sucesso pessoal e profissional nesta área.

Assim, a disciplina de Instalação e Manutenção de Equipamentos Informáticos tem como finalidades:

  • Fomentar a disponibilidade para uma aprendizagem ao longo da vida como condição necessária à adaptação a novas situações e à capacidade de resolver problemas no contexto da sociedade do conhecimento;
  • Promover a autonomia, a criatividade, a responsabilidade, bem como a capacidade para trabalhar em equipa numa perspetiva de abertura à mudança, à diversidade cultural e ao exercício de uma cidadania ativa;
  • Fomentar o interesse pela pesquisa, pela descoberta e pela inovação, face aos desafios da sociedade do conhecimento;
  • Desenvolver capacidades e práticas na montagem, instalação e utilização de sistemas informáticos;
  • Fomentar competências no planeamento e apresentação de soluções informáticas;
  • Promover as práticas de diagnóstico e a correção de falhas no funcionamento de sistemas informáticos;
  • Desenvolver competências na identificação e compreensão do funcionamento e na relação entre os componentes dos computadores e os seus periféricos;
  • Promover as práticas de instalação e configuração de computadores, isolados ou em redes, dispositivos, periféricos e programas informáticos;
  • Desenvolver capacidades para selecionar e instalar programas de aplicação a partir da avaliação das necessidades do utilizador;
  • Promover as práticas na montagem e manutenção de redes de dados;
  • Desenvolver competências práticas na instalação, configuração e promoção de soluções de segurança informática (antivírus, firewall, backup, etc.);
  • Desenvolver capacidades para manter, adequadamente e de forma preventiva os sistemas informáticos instalados;
  • Promover as práticas inerentes às normas de segurança dos dados e da informação.